Cranioestenose

 

O que é Cranioestenose?

O termo quer dizer fechamento precoce de uma ou mais suturas cranianas.

O que são Suturas Cranianas?

Sutura craniana é o nome dado ao tecido fibroso (ou tecido mole) que une os ossos do crânio. As suturas são encontradas somente entre os ossos do crânio e limitam os movimentos dos ossos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.
No crânio do feto e recém-nascido, onde a ossificação ainda é incompleta, a quantidade de tecido conjuntivo fibroso interposto é muito maior, explicando a grande separação entre os ossos e uma maior mobilidade.
As áreas fibrosas localizadas nos pontos de união das suturas são denominadas fontanelas (popularmente conhecidas como moleiras). As fontanelas podem ser palpadas com uma das mãos. Elas permitem, no momento do parto, uma redução grande do volume da cabeça fetal pela sobreposição dos ossos do crânio. Esta redução de volume facilita a expulsão do feto para o meio externo no nascimento.

A figura abaixo ilustra estas denominações:

Na tabela abaixo, mostramos o período de tempo no qual cada sutura e cada fontanela deve-se fechar. Durante o período em que as suturas e as fontanelas estão abertas, o cérebro da criança pode crescer e se desenvolver, proporcionando o crescimento normal da cabeça e o desenvolvimento intelectual da criança. Após o fechamento, não é mais possível palpar a sutura ou a fontanela.

Tipo de Sutura/Fontanela Tempo de Fechamento
Sutura Metópica 9 meses a 2 anos de idade ( pode persistir na fase adulta)
Sutura Coronal,Sagital e Lambdóide 40 anos de idade
Fontanela Anterior 9 a 18 meses de idade
Fontanela Posterior 3 a 6 meses de idade

Quando o fechamento das suturas ocorre antes desses períodos, dizemos que ocorre fusão precoce, ou seja, cranioestenose.
Este fechamento precoce dificulta o crescimento normal do cérebro, levando a alterações no desenvolvimento intelectual da criança. Se o tratamento não for feito a tempo de impedir que tais alterações ocorram, os danos poderão ser irreversíveis e a criança poderá ter todo o seu desenvolvimento intelectual prejudicado.
As cranioestenoses podem ser simples, quando há fechamento precoce de uma sutura apenas ou complexas quando há mais de uma sutura envolvida.
O fechamento precoce de várias suturas fundidas geralmente está associado a síndromes genéticas, tais como a síndrome de Crouzon e a síndrome de Apert.

As cranioestenoses podem ser classificadas de acordo com a sutura envolvida.
De acordo com a sutura fechada, ou seja com a localização do fechamento precoce, a cranioestenose recebe algumas denominações específicas.

  • Escafocefalia: fechamento precoce da sutura sagital.
  • Plagiocefalia Anterior: fechamento precoce da sutura coronal unilateral
  • Braquicefalia: fechamento bilateral da sutura coronal.
  • Plagiocefalia Posterior: fechamento precoce da sutura lambdoide.
  • Trigonocefalia: fechamento precoce da sutura metópica.

Os vídeos com reconstrução em 3D abaixo apresentam um exemplo de cada tipo de cranioestenose. Sua visualização pode se tornar mais evidente com o uso de óculos 3D ( aqueles de cinema mesmo).Você pode clicar no vídeo para inicia-lo e selecionar o modo tela cheia para adequada visualização.

O tratamento cirúrgico é individualizado para cada tipo específico e as técnicas variam amplamente não só com o tipo de sutura envolvida mas também com a idade da criança.
Os objetivos da cirurgia são criar condições para que o cérebro da criança desenvolva-se normalmente e não haja prejuízo intelectual e de outras funções e corrigir as alterações estéticas no crânio.

Escrito por:

Dra. Giselle Coelho Resende Caselato

  • Médica graduada pela UNICAMP, com residência em Neurocirurgia pelo Instituto de Neurologia de Curitiba (INC)
  • R5 em Neurocirurgia Pediátrica – Escola Paulista de Medicina
  • Fellowship em Neurocirurgia Pediátrica – Universittà Cattolica Del Sacro Cuore – Roma/ Itália (2009)
  • Research Fellow – Spaulding Rehabilitation Hospital /Harvard Medical School –Boston/Estados Unidos (2011)
  • Título de Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), da AO-CMF e da International Society Pediatric Neurosurgery (ISPN)
  • Currículo Lattes

Referências Bibliográficas:

  • Craniosynostosis and 3-dimensional computed tomography – Branson HM, Shroff MM., Semin Ultrasound CT MR. 2011 Dec;32(6):569-77.
  • Craniofacial reconstruction as a treatment for elevated intracranial pressure. – Baird LC, Gonda D, Cohen SR, Evers LH, Lefloch N, Levy ML, Meltzer HS. Childs Nerv Syst. 2012 Mar;28(3):411-8. Epub 2011 Nov 9.
  • Craniosynostosis: a radiological and surgical perspective. – Kirmi O, Lo SJ, Johnson D, Anslow P. Semin Ultrasound CT MR. 2009 Dec;30(6):492-512. Review
CENEPE

CENEPE

Centro de Neurocirurgia Pediátrica

Tel: (11) 3505-6079 / (11) 3171-0424 / (11) 5084-9061
email: contato@cenepe.com.br

Endereço: Rua Capitão Mor Roque Barreto, nº 47 - Térreo
Anexo ao Hospital Beneficência Portuguesa
Bela Vista - São Paulo - SP

Conecte-se com o CENEPE

Parceiros e Prêmios