Quem somos

O CENEPE (Centro de Neurocirurgia Pediátrica) é formado por uma equipe de especialistas voltados para o atendimento integral de crianças com problemas neurológicos e que necessitam de procedimentos neurocirúrgicos.

Inicialmente formado eminentemente por mulheres neurocirurgiãs, o CENEPE foi fundado e é coordenado pela Dra Nelci Zanon. Por causa de tal ineditismo, em 2011, foi capa da revista Child’s Nervous System, bem como um artigo do editorial da mesma revista. Essa revista é o órgão científico da Sociedade Mundial de Neurocirurgia Pediátrica – ISPN. Essa Sociedade, abriga a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica (SBN Ped).

A história das mulheres na medicina traduz traços evolutivos de uma sociedade patriarcal. As mulheres eram proibidas de frequentar as faculdades de medicina até 1879. A primeira médica do Brasil, Maria Augusta Generoso (carioca) formou-se em Nova York. Rita Lobato (gaúcha) foi a primeira mulher a estudar medicina no Brasil e formou-se em 1887 na faculdade de medicina da Bahia. A SBN foi fundada em 1957 e somente em 1976, a primeira mulher neurocirurgiã membro titular da SBN, Cleyde Cley da Silva Vescio. Em 2009, o número de mulheres médicas formadas no Brasil superou os 50% (50,15), quando comparadas aos homens médicos (49,85). Na medicina, essa tendência foi sempre uma crescente. Na neurocirurgia o crescimento é um pouco mais lento, mas também progressivo, oscilando entre 6 e 7%. Nas áreas cirúrgicas em geral e na Neurocirurgia em particular, ainda está longe de termos um equilíbrio entre homens e mulheres.

Dra. Nelci Zanon Collange

Doenças que tratamos

Malformações congênitas do Sistema nervoso central

Cistos Aracnóides

Cranioestenose

Encefalocele

Espinha Bífida / Disrafismos ocultos

Hidrocefalia

Malformação de Chiari

Malformação de Dandy-Walker

Mielomeningocele (MMC)

Síndromes Genéticas envolvendo Sistema Nervoso central

Outros campos de atuação da Neurocirurgia Pediátrica – Equipes multidisciplinares

Traumatismo Cranioencefálico

Traumatismo Raquimedular em Crianças

Tumores cerebrais

Tumores medulares

Acompanhamento pré-natal de gestantes portadoras de fetos com anomalias do Sistema Nervoso Central

Como Chegar

O CENEPE localiza-se na rua Dr. Veiga Filho, nº 350, conjunto 605, próximo ao Hospital Samaritano no bairro Higienópolis, São Paulo – SP.

ou